Criar um sistema de alerta confiável que permita a desocupação de casas construídas nos terrenos de Petrópolis (RJ) mais vulneráveis a deslizamentos é um dos objetivos de um projeto a ser desenvolvido até 2005 por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com o título "Diagnóstico de Impactos Ambientais no Município de Petrópolis voltado à Previsão de Movimentos de Massa", o trabalho envolverá uma equipe de 20 pessoas de áreas como biologia, geologia, geografia e análise de sistemas. Os recursos foram aprovados no âmbito do programa Edital Universal, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no final de 2003.
O grupo receberá R$ 71 mil para custear os estudos. "Petrópolis tem uma vulnerabilidade natural, onde é inevitável o deslizamento, devido a uma conjunção de fatores", explica o geógrafo Antônio Soares da Silva, da UFRJ, que estuda a topografia da região desde 1994 e faz parte do projeto da universidade. Além de gerar um modelo de prognóstico de deslizamentos, outro objetivo é associar dados do meio físico e de uso do solo e, a partir daí, elaborar um plano de manejo das bacias hidrográficas de Petrópolis.
A bacia do Piabanha, a principal da região, foi escolhida como piloto para elaborar uma metodologia de análise de qualidade ambiental que, posteriormente, poderia ser ampliada para outras bacias de afluentes do Paraíba do Sul. As informações são da Agência Brasil.