Nesta sexta-feira (20/2), um dos destaques do Seminário da Amazônia Especial será a palestra sobre o Siglab – Laboratório Temático do Geoprocessamento, ministrada pelo professor Arnaldo Carneiro Filho.

O Siglab faz parte da rede de laboratórios temáticos do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), tendo como objetivos a produção e difusão de conhecimentos científicos sobre sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica (GIS).

Nesta linha, o Siglab prioriza algumas iniciativas como: fomentar a incorporação de ferramentas de geoprocessamento nas diferentes pesquisas realizadas no instituto; investir na capacitação de novos usuários, por meio da promoção de cursos e palestras em geoprocessamento e promover o incremento e a difusão de uma base de dados georreferenciada (imagens e mapas), acessíveis via intranet.

No seminário também será feito o lançamento oficial do site do Laboratório (www.inpa.gov.br/siglab), que disponibiliza um banco de imagens e mapas, cujo conteúdo deve interessar a boa parte da comunidade científica.