O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entregou nesta semana o banco de dados com informações territoriais da Amazônia Legal, em meio magnético e adequadamente estruturado para utilização em GIS (Sistemas de Informações Geográficas), ao Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). Neste banco de dados, as informações, tanto gráficas como alfanuméricas, abrangem os temas: Base Cartográfica, Geologia, Geomorfologia, Solos, Vegetação, Socioeconomia, Biodiversidade e Hidrologia.
A base inicial de dados para suportar o Projeto Sivam é uma ferramenta do SIPAM – Sistema de Proteção da Amazônia. Contudo, essa base de dados é apenas um primeiro passo e deverá ser permanentemente aperfeiçoada a atualizada em prol da Região Amazônica e do Brasil. As bases cartográficas foram elaboradas a partir das últimas edições da Carta Internacional do Mundo ao milionésimo – CIM.
As informações de recursos naturais (geologia, geomorfologia, solos e vegetação) foram provenientes do Projeto RADAM, complementadas por estudos mais recentes, tanto do IBGE quanto de outras instituições, por levantamentos de campo e pela utilização de imagens de satélites e de radares. Quanto às informações socioeconômicas foram agregações de dados referentes aos Censos do IBGE.
Já as informações de biodiversidade e hidrologia foram provenientes de instituições portadoras desses dados; e finalmente, todas essas informações foram fornecidas em meio magnético, com nível de detalhamento compatível com a escala de 1:250.000. O IBGE executou o trabalho em seis anos e três meses, utilizando a experiência de 80 técnicos e mais 17 contratados da CCSIVAM – Comissão para Coordenação do Projeto Sivam.