O curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrimensores de Santa Catarina (ACEAG), promove o 1º Encontro Sul-Brasileiro de Georreferenciamento de Imóveis Rurais nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/4), em Criciúma.
Dirigido a estudantes, professores e profissionais de engenharia e registradores imobiliários, o evento objetiva informar, esclarecer e debater os impactos e efeitos da Lei 10.267 e da sua regulamentação.
O engenheiro cartógrafo Edaldo Gomes, do setor de Agrimensura e Geodésia por Satélite do Incra, irá apresentar os aspectos técnicos e legais, enquanto o engenheiro agrimensor Edgar Bacelar, do Confea, discutirá a decisão PL 00633. Um roteiro de atividades do georreferenciamento será apresentado por Régis Fernandes Bueno, professor da Unisantos e diretor da Geovector.
O programa ainda mostrará ferramentas para geoprocessamento, modelos das peças técnicas e composição de custos dos trabalhos de georreferenciamento e, por fim, as novidades da Trimble para mapeamento e atualização de bases de dados. Destaca-se ainda o curso de processamento de dados GPS, que será ministrado por Leonardo Niero da Silveira, da Legtop; teoria e prática do sistema UTM, por Luiz Carlos da Silveira, professor da Unesc e diretor da Legtop; e teoria e prática do GPS, por Celso Gomes, da Santiago & Cintra.