Durante o GEOBrasil 2004 – 5º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, que será realizado em São Paulo de 4 a 6 de maio no Centro de Convenções Imigrantes, haverá um evento voltado para o público usuário de tecnologias de posicionamento por satélite.
O 1º ExpoGPS 2004 – Congresso e Feira Internacional de Tecnologias de Posicionamento por Satélite surge como evento pioneiro no crescente mercado de LBS (Location Based Services). Atualmente, os serviços baseados em localização interessam principalmente à indústria de telecomunicações, que deve faturar alto oferecendo aplicações sustentadas por GPS para os usuários da telefonia móvel, por exemplo.
Além disso, a demanda pelo monitoramento de veículos, e até mesmo de pessoas e animais, tem aumentado na mesma medida em que os índices de violência. "Esta será a primeira vez que um evento reserva espaço para a indústria de LBS", comemora Romualdo Monteiro de Barros, consultor especializado em serviços para a telefonia móvel. Para ele, mais do que o caráter técnico e comercial do evento, o ExpoGPS desempenhará o papel de fomentador de debates propiciando o desenvolvimento e crescimento do setor, que, no Brasil, ainda sofre com a falta de organização e mesmo regulamentação.
No dia 4 de maio, próxima terça-feira, a programação do Congresso ExpoGPS destacará o GEOInteligência 2004 – 1º Fórum Latino-Americano de Proteção e Gerenciamento Crítico da Infra-Estrutura de Serviços Públicos.
Serão discutidos processos, tecnologia e metodologia de integração dos sistemas de informações georreferenciadas para gerir e manter o ambiente crítico da infra-estrutura, prevenindo e minimizando os efeitos de interferências e situações de risco relacionadas a redes de gás, energia elétrica, telecomunicações, água e esgoto e transportes em geral.
O fórum tem a coordenação da GITA (Geoespatial International & Technology Association) e contará com palestrantes do Japão, EUA e Colômbia, além de representantes das empresas de infra-estrutura brasileiras. Mais informações no site www.geobr.com.br, pelo telefone (11) 6096-5311 ou e-mail info@geobr.com.br. Confira aqui a programação das 114 palestras, 10 debates e 12 tutoriais