As imagens do Landsat 7 voltaram a ser comercializadas sob a forma de "Produto Composto". Segundo informações da EngeSat, o produto Landsat 7 Composto é elaborado para imagens adquiridas desde julho de 2003 pelo satélite Landsat 7 em modo SLC OFF.
"As áreas não imageadas pelo instrumento, por conta do defeito do dispositivo SLC, são preenchidas por dados de outra imagem Landsat 7, adquirida numa data anterior a 31 de maio de 2003, compatível com a cena produzida na mesma estação. As duas cenas são geometricamente corrigidas e são compatíveis", explica Sérgio Penna, da EngeSat. O preço deste produto é de R$ 1.300,00.
"Este produto contribuirá sem dúvidas para relançar o uso das imagens Landsat 7, que ficaram praticamente inutilizáveis depois de 31 de maio de 2003 quando ocorreu o problema do SLC". A técnica de equalização de histograma escolhida para compatibilizar radiometricamente a imagem SLC OFF e a imagem anterior é um algoritmo que aplica uma função linear localizada aplicada aos pixels de uma janela fixa que corre através da área da imagem faltante.
Para se alcançar os melhores resultados, as imagens selecionadas para servirem de preenchimento e as imagens defeituosas deverão ser da mesma estação e deverão conter o mínimo de perturbações tais como nuvens, neve, névoa, fogo, fumaça, etc.
As imagens Landsat 7 compostas terão inevitavelmente limitações temáticas a serem avaliadas caso a caso.
+Informações engesat@engesat.com.br ou http://www.engesat.com.br/.