Para realizar a cartografia de comunidades litorâneas que vivem nos municípios do litoral sul do Paraná e do litoral norte de Santa Catarina, a oceanógrafa e educadora ambiental Cátia Hansel, da Univali, está percorrendo de bicicleta os municípios de Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Barra Velha, São Francisco do Sul, Itapoá, Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Pontal do Paraná, Praia de Leste e Paranaguá.

A iniciativa é parte do projeto Educação Ambiental nas Comunidades Litorâneas dos Estados do Paraná e Santa Catarina, coordenado pelo Laboratório de Educação Ambiental da Univali – Universidade do Vale do Itajaí, dentro dos Programas de Controle Ambiental (PCA) do empreendimento de exploração de Petróleo nos Campos Coral e Estrela-do-Mar, da Petrobras.

A jornada iniciou no dia 15, saindo de Balneário Camboriú (SC), e deve ser concluída ainda nesta semana, com a chegada em Matinhos (PR). "Nossa intenção é realizar uma cartografia socioambiental das comunidades litorâneas, conhecendo de perto as realidades dos locais visitados", explica a ciclista.

Segundo informações da Univali, além da cartografia, Cátia pretende levantar uma série de informações adicionais sobre as comunidades visitadas, por meio de fotografias e de relatos pessoais, incluindo dados de monitoramento das paisagens, do tempo, do relevo e das relações de cultura daquelas populações.