No segundo semestre, o Instituto Datacenso de Pesquisa, empresa curitibana especialista em levantar o perfil de mercados de tecnologia, pesquisará mais de 500 empresas de geotecnologias espalhadas por todo o Brasil.

Os pesquisadores, com a supervisão do economista Cláudio Santana Shimoyama, entrarão em contato com pequenas, médias e grandes empresas das áreas de agrimensura, sensoriamento remoto, conversão de dados, fotogrametria, software, equipamentos GPS, entre outras, e prestadoras de serviços de consultoria, mapeamento e implantação de soluções na área de geoinformação.

Esta pesquisa descritiva e quantitativa tem como objetivo definir um Perfil da Indústria da Geoinformação no Brasil. Serão pesquisados número de funcionários e grau de formação, histórico do crescimento do setor, perspectiva de crescimento, principais necessidades para o desenvolvimento do mercado, faturamento estimado e divisão por perfil de contratante.

A pesquisa, depois de iniciada, deverá estar concluída em 60 dias. No momento, a GITA Brasil, autora do projeto e responsável pela contratação do instituto de pesquisa, supervisão do levantamento, análise dos dados e distribuição dos resultados, está na fase de busca de patrocínio institucional para contratar o trabalho da Datacenso.

Após concluída, a pesquisa será amplamente divulgada em suas informações macro-econômicas. Cópias na íntegra, contendo os resultados e análises das respostas pesquisadas, de forma temática e nunca individualizada, serão comercializadas pela GITA Brasil, sendo que os associados corporativos receberão uma cópia sem despesas adicionais.

+Informações www.gita.org.br ou mkt@gita.org.br.