Agora o usuário de GPS tem mais um instrumento de informação a seu serviço. Depois de dois anos de preparativos, foi lançado no Brasil o primeiro site puramente geoespacial.

O GeoBusca, como foi batizado, é um grande repositório público de troca de informações georeferenciadas entre usuários de GPS de navegação, geralmente aventureiros, eco-turistas e também pesquisadores, proprietários de embarcações e aeronaves. "O Geobusca é dedicado a quem gosta de viajar. Seu foco é eminentemente rural", afirma o idealizador da novidade, André Gurgel. Técnico em informática, Gurgel conta que é apaixonado por mapas. "Mapas sempre me fascinaram. O GPS veio para realizar meu desejo de saber exatamente em que ponto eu me encontrava neles. Para mim o Geobusca é como uma obra pessoal", explica.

O GeoBusca é o primeiro que permite a conexão direta do aparelho de GPS com a internet. Esta conexão disponibiliza ao usuário enviar seus waypoints, trilhas e rotas para o site e copiar o que desejar de volta para seu GPS. Segundo André, o site contém uma boa base de informações com cidades, vilas, povoados, praias, acidentes geográficos, limites políticos, parques nacionais, APAs, regiões turísticas e terras indígenas.

"Tudo plotado sobre mapas de satélite de cobertura mundial e em várias resoluções", diz. Ao selecionar uma região, o usuário tem acesso a uma verdadeira gama de informações. O Geobusca faz uma verdadeira pesquisa geoespacial, informando tudo que se encontra dentro daquela área. "Sempre que o usuário seleciona um ponto, além do mapa e informações gerais, o site permite que se descubra o contexto em que a coordenada se encontra, como por exemplo, se ele está dentro de uma região ambiental, uma área de proteção ambiental, parque nacional, terra indígena, constituição do solo e mesmo folha cartográfica do IBGE", diz André. E ainda não para por aí. As experiências dos usuários são usadas para enriquecer ainda mais o GeoBusca.

André explica que "cada waypoint, trilha ou rota colaborado pode conter um relato da viagem ou do lugar, além de fotos e outros atributos. Fotógrafos, por exemplo, podem registrar o local exato de suas fotos, para que outras pessoas possam desfrutar da mesma vista, tanto agora como muitos anos depois". Além de eficiente, prático.

O site tem fácil acesso, é compatível com o formato de arquivo GTM, do programa GPS TrackMaker, é livre e gratuito. Basta se cadastrar e fazer login para ter acesso completo. "O site é um serviço à comunidade de usuários de GPS", conclui André, convidando todos a compartilharem suas experiências e informações.

+Informações www.geobusca.net