Quem não se atualiza nos dias de hoje acaba ficando para trás. A busca de conhecimentos e de constante aperfeiçoamento pode ser decisivo no momento de concorrer a um emprego, por exemplo. Uma boa ferramenta para encarar o mercado de trabalho atual está sendo oferecida pela Universidade de New Brunswick, do Canadá: pós-graduação com suporte financeiro (nos níveis de Mestrado e Doutorado).

O curso, que tem início em janeiro de 2005, oferece atividades relacionadas a integração da rede clássica ao novo referencial geocêntrico, modelagem das distorções inerentes a esta integração e a modernização da infra-estrutura geoespacial. Também estão previstas atividades vinculadas à mudança do referencial geodésico no Brasil, as quais serão desenvolvidas em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentro de Acordo entre a Agência Brasileira de Cooperação e a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional.

Para o mestrado, a Universidade do Canadá dá preferência aos candidatos com as seguintes graduações: Engenharia (Cartográfica, Agrimensura, Civil ou Elétrica), Física ou Matemática, com conhecimentos em ajustamento de observações e sistema de posicionamento por satélites (GPS), e de alguma linguagem computacional (preferencialmente C, Fortran ou Matlab). Os interessados em doutoramento deverão ter mestrado na área de Geodésia, Cartografia, Geofísica ou Transportes. Mais informações sobre o curso e para saber como participar do processo seletivo entrar em contato com o prof. Marcelo Santos no e-mail: msantos@unb.ca