O catálogo de imagens do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos terrestres) na internet está batendo recorde de visitação. Há dois meses no ar e ainda em fase experimental, já foram cadastrados 631 usuários e 6.812 cenas foram solicitadas.

O sucesso do catálogo é devido à nova política de distribuição gratuita das imagens do satélite CBERS no Brasil, anunciada pelo ministério da Ciência e Tecnologia no começo do ano.

Primeiramente foi criado um novo site para o Programa CBERS. Além de ganhar um novo layout, um mecanismo de busca e clipping foi inserido na página, um link direto para o catálogo de imagens. Segundo o diretor do INPE, Luiz Miranda, a utilização gratuita das imagens do satélite é importante para a difusão do conhecimento.

"É uma oportunidade para que aqueles que estão tendo essas imagens a custo zero tenham a capacidade de desenvolver novos produtos, gerando emprego e renda no universo acadêmico e beneficiando a difusão do conhecimento", afirma. Para ter acesso às imagens do satélite é simples: basta o preenchimento de um cadastro.

+Informações www.cbers.inpe.br .