A empresa norte americana ESRI, representada no Brasil pela Imagem, anunciou no início desta semana o lançamento de um novo produto: o ArcGIS Server.

O software vem com novidades. Através dele os usuários poderão acessar as funcionalidades de Sistema de Informação Geográfica (GIS) por meio de um servidor compartilhado e centralizado. O produto fornece ferramentas até então disponíveis apenas em soluções GIS desktop, como de mapeamento, geocoding, consulta espacial, edição e rastreamento. Isso tudo torna o ArcGIS Server ideal para atender ampla quantidade de usuários distribuídos.

Com esta nova abordagem, usuários específicos de aplicativos GIS serão capazes de desenvolver uma lógica de negócios para suas aplicações fundamentadas em ambiente servidor e torná-las disponíveis quando exigida, utilizando um "mix" de clientes leves e pesados, móveis e fixos.

O ArcGIS Server utiliza programas de interface aberto baseado em padrões. Essa abordagem permite a integração de plataformas, ajudando assim a organização a alcançar uma aplicação integrada em nível corporativo. "Com o ArcGIS Server, a ESRI tem proporcionado uma ferramenta muito poderosa e valiosa para facilitar a integração das funcionalidades GIS com outras aplicações", afirma Marshall Payne, diretor da GeoNorth. Segundo a assessoria da Imagem, a facilidade para realizar a manutenção e a escalabilidade ajudam as organizações a criarem grandes soluções demonstrando um bom retorno do investimento.

"Como este resultado, a ESRI espera que as inúmeras organizações, novas para o GIS, irão alavancar seus sistemas atuais com a aplicação de GIS corporativo", aponta Thais Alckimin, assessora de marketing da Imagem.

+Informações http://www.img.com.br/