Rede Sergipe de Geotecnologia (RESGEO) está promovendo o II Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Com a finalidade de proporcionar o intercâmbio técnico-científico nas áreas de geoprocessamento e sensoriamento remoto entre as diferentes instituições de pesquisa e ensino da Região Nordeste do Brasil, o evento abordará temas como Planejamento Territorial, Cartografia Digital, Geologia e Prospecção Mineral e abrirá a oportunidade aos profissionais de acadêmicos apresentarem trabalhos na área.

A data final do envio destes é 20 de setembro. O Simpósio está marcado para acontecer de 10 a 12 de novembro em Aracaju.

A RESGEO

No final de 2003 um grupo de profissionais ligados à área geotecnológica formaram a Rede Sergipe de Geotecnologia (RESGEO).

Criada com a finalidade de integrar esforços interinstitucionais, visando a racionalização de recursos financeiros e operacionais na execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Geotecnologias no Estado de Sergipe, a rede possui hoje uma sede bem estruturada, com equipamentos de última geração e pessoal especializado.

A RESGEO contava inicialmente com apoio somente da Embrapa Tabuleiros Costeiros e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe (FAP-SE). Atualmente a colaboração vem de pesquisadores e técnicos de 14 instituições: EMBRAPA, PETROBRAS/SE-AL, IBGE/SE, INCRA/SE, CEFET/SE, CODEVASF, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe, Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó e a Prefeitura Municipal de Aracaju).

Como um de seus principais objetivos é prospectar demandas e oferta de cursos e eventos técnico-científicos na área de geotecnologias, a Rede já viabilizou dois cursos de atualização (Cartografia e GPS) visando uma qualificação dos profissionais envolvidos.

Segundo Édson Luis Bolfe, pesquisador da Embrapa e Coordenador da Rede, "dessa forma a RESGEO, através de suas atividades, está subsidiando as instituições e órgãos envolvidos na tomada de decisão administrativa no planejamento urbano e regional, no uso e manejo de recursos naturais, no desenvolvimento agropecuário e industrial, na prospecção mineral e no monitoramento ambiental, gerando emprego e renda através da capacitação profissional e novos tipos de serviços de comércio e indústria no estado de Sergipe". 

+Informações www.cpatc.embrapa.br