O programa Pantanal para Sempre da organização ambientalista WWF-Brasil lançou o Catálogo de RPPNs na Bacia do Alto Paraguai – Brasil. RPPN é a sigla para Reserva Particular do Patrimônio Natural, uma unidade de conservação de domínio privado, criada por iniciativa de seu proprietário e reconhecida como tal por uma instância de governo.

A idéia da publicação é mostrar ao público geral a existência de Reservas Particulares que contribuem para a conservação dos recursos naturais do Pantanal e das cabeceiras dos rios que o formam. O conteúdo foi fornecido pelos proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural localizadas no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e em suas cabeceiras. Fruto de uma parceria do Programa Pantanal para Sempre com a Repams – a Associação de Proprietários de RPPNs do Mato Grosso do Sul, o catálogo tem uma tiragem de 3.000 exemplares e traz todas as características de 14 Reservas, sejam físicas, biológicas ou sócio-econômicas.

Para a coordenadora do Programa Pantanal para Sempre, Bernadete Lange, a importância da publicação está no registro e demonstração do comprometimento dos proprietários rurais da Bacia do Alto Paraguai com a conservação ambiental.

"Espero que a publicação auxilie a consolidar as RPPNs existentes e incentive a criação de novas reservas", disse. De acordo com o presidente da Repams, Eduardo Coelho, existem hoje em Mato Grosso do Sul 28 reservas reconhecidas pelo Ibama e Sema, totalizando uma área de 116.462,28 hectares.