Brasília sediará, nesta terça-feira, III Conferência Científica do LBA, o Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia. A Conferência é considerada um dos mais importantes encontros científicos do mundo, estando prevista a apresentação de inúmeros dados novos sobre a dinâmica dos ecossistemas amazônicos em acelerado processo de transformação, devido à ação humana, e sua influência no clima regional global: informações obtidas graças ao uso das geotecnologias.
Quem abre o evento é a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, diante de mais de 800 cientistas do mundo todo, entre os quais estarão alguns dos maiores especialistas internacionais em alterações climáticas e biológicas. Além dos Ministros, as mais importantes instituições científicas do país estarão presentes. Entre os convidados estão Cláudio Langone, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente; Ângelo de Lima Francisco, Gerente da Floresta Nacional de Tapajós e Paulo Blanco Barroso, diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do MCT.
A Oficial de Projetos da Embaixada Britânica em Brasília, Camila Teixeira, e o Conselheiro Agrícola da Embaixada dos Países Baixos no Brasil, Jos G. van de Vooren, também confirmaram presença. Organizadores do evento esperam que os dados dos cientistas, acumulados ao longo de mais de 6 anos de experimentos, auxiliem a consolidar propostas de desenvolvimento sustentável capazes de conciliar a evolução econômica-social da região com a renovação do patrimônio natural da floresta.
As conseqüências do uso a ser dado aos ecossistemas amazônicos têm potencial para afetar todo o planeta. Daí o interesse internacional e a reunião de cientistas do mundo todo na Conferência.
Serviço: Local: Academia de Tênis Resort, Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 04, Conjunto 05, Lote 1B, Brasília, DF. Contato: através do e-mail: glorilba@inpa.gov.br ou pelo telefone: (11) 38368875 ou (61) 348-0491 /348-0461