O Brasil deve enviar ao espaço já em 2006 o foguete lançador de satélites em Alcântara, segundo declaração feita ontem pelo presidente da Agência Espacial Brasileira, Sérgio Gaudêncio, durante entrevista ao programa NBR Manhã.

Gaudêncio aproveitou a ocasião para anunciar mais novidades do programa espacial brasileiro, para o qual o governo irá liberar R$ 36 milhões. Ele afirmou que no mesmo ano será implementado o projeto de lançamento de foguetes em conjunto com a Ucrânia.

"É uma promessa do presidente. Promessa do presidente é para ser cumprida. Nós vamos ter que arrumar o que está faltando na base: o centro da Aeronáutica já está cuidando do foguete em si, e nós vamos lançar em 2006, como está previsto, o nosso veículo lançador", disse o presidente da AEB.

Sérgio Gaudêncio também falou sobre o interesse que a base de Alcântara desperta a vários países interessados em programas espaciais, como a Ucrânia, a Rússia e os EUA. "Nós temos uma situação privilegiada para lançamento. A Base de Alcântara é uma base ímpar no mundo, não só porque se situa quase em cima da linha do Equador, como tem uma janela (possibilidade de lançamento de foguetes) de 12 meses", afirmou.

"Alcântara realmente é um privilégio que a natureza nos deu e que temos que aproveitar", concluiu Gaudêncio.

Informações da Agência Brasil