A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) acaba de dar mais um passo importante rumo à modernização dos processos de levantamento topográfico das áreas rurais e urbanas do Estado. Ela acaba de iniciar a implantação da sua Rede de Monitoramento Contínuo GPS (RMC Itesp).
Fruto de uma Parceria Publico Privada (PPP), o sistema é composto por 22 antenas que permanecerão rastreando sinais de Satélites GPS (Global Positioning System) espalhadas estrategicamente em todo Estado, proporcionando alcance máximo de 100 km de qualquer Estação RMC Itesp.
Este sistema proporcionará economia, maior precisão e aumento da capacidade de levantamentos, uma vez que não utilizará seus receptores em pontos fixos no campo, pois este papel será desempenhado pelos receptores do Sistema RMC.
"Atualmente estamos instalando as primeiras estações. A instalação das demais antenas está prevista para as próximas semanas. A etapa seguinte será a realização de leituras GPS de dupla freqüência a fim de se obter coordenadas precisas das estações e sua posterior homologação junto ao IBGE", relata Adilson Haroldo Piveta, gerente de Regularização e Cadastro do ITESP.
Os dados coletados pelas estações estarão disponíveis a todos os usuários via web uma hora após sua coleta, no site da Fundação.
+Informações www.itesp.sp.gov.br