"Mal o projeto iniciou e já está sendo finalizado", afirmam pesquisadores do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), ao anunciarem que a primeira missão do sensor radar aerotransportado do sistema será realizada no mês que vem.

O sensor passará por uma avaliação que será feita pela Embrapa Monitoramento por Satélite e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA). O Plano de vôo vai cobrir a região de Machadinho do Oeste, em Rondônia, onde a Embrapa Monitoramento por Satélite realiza estudos desde a década de 80.

Este trabalho vai avaliar as potencialidades das imagens geradas pelo sensor radar de abertura sintética (SAR) no monitoramento da dinâmica espaço-temporal do uso e ocupação das terras. "Com as primeiras imagens de Machadinho D"Oeste, a Embrapa poderá dar aplicação prática, avaliando o potencial das imagens e realizando o mapeamento pedológico, geológico e de relevo da região", explica o pesquisador Gustavo Souza Valladares.

O convênio entre a Embrapa e o CTA prevê o intercâmbio de informações, o treinamento de pessoal, a realização de cursos e conferências e a utilização de laboratórios para a realização conjunta de programas específicos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Tem prazo de execução de cinco anos e as atividades obedecem a planos de trabalho específicos.

A entrada em operação das aeronaves de sensoriamento remoto do SIVAM coloca o Brasil na lista dos países mais bem servidos em termos de dados SAR aerotransportados. "Tem crescido, nos últimos anos, a oferta de dados de radar de abertura sintética, no entanto, a definição precisa das potencialidades deste tipo de dados não acompanhou este aumento na oferta", conclui Evaristo Eduardo de Miranda, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Prezando pela preservação da Amazônia – maior reserva natural do planeta que está sujeita a ações indiscriminadas de madeireiras, garimpeiros ilegais, narcotraficantes e a todo tipo de ilícito – o Sivam entrou em funcionamento em julho de 1997. Desde então ele continua adequando-se à utilização dos meios e recursos disponíveis para a realização de suas tarefas.

Informações da Embrapa