A possibilidade de lançamento de um satélite idêntico ao CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), em 2006, deverá ser anunciada no inicio de setembro. É o que garantiu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta terça-feira.
O objetivo do CBERS -2B é garantir que o registro de imagens iniciado em 1999 com o CBERS-1 não seja interrompido. A vida útil de projeto dos satélites CBERS é de dois anos. O CBERS-1 operou com sucesso até agosto de 2003. Em outubro de 2003, foi lançado o CBERS-2, uma réplica de seu antecessor.
O lançamento do CBERS-3 está previsto para 2008. Caso o CBERS-2 venha a apresentar problemas antes dessa data, haveria uma interrupção nas operações CBERS no período entre a eventual paralisação do CBERS-2 e o lançamento do CBERS-3.
Brasil e China, responsáveis pelo Programa CBERS, ainda estão estudando a viabilidade ou não do projeto. No CBERS-2B seriam utilizados equipamentos e peças remanescentes do CBERS-2, produzidas em duplicata, por questões de segurança e contingência.
No entanto a contratação da produção das partes faltantes se tornaria onerosa aos dois paises.
Informações do Inpe
Notícias relacionadas: 09/08 – Programa CBERS ganha apoio de novo satélite