Pouco mais de dois meses e mais de 22.460 imagens foram fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aos usuários do Brasil inteiro.

O novo balanço feito pela entidade foi realizado até o dia 20 de agosto. O acesso gratuito ao catálogo de imagens do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) pelo site www.obt.inpe.br/catalogo que teve início no dia 15 de junho, tem atraído usuários de diferentes perfis. São universidades públicas e privadas; secretarias, como as de Meio Ambiente, Fazenda e Agricultura; órgãos públicos, como a Embrapa; prefeituras; órgãos estaduais, como IPT; empresas de consultoria; jornais; setor hoteleiro; empresas públicas de saneamento e energia; empresas de geologia, petróleo, agricultura; estudantes. Apesar dessa imensa demanda, o INPE tem conseguido um nível de atendimento de 99,2% dos pedidos.

Segundo a coordenação de relações institucionais do órgão, a iniciativa de colocar à disposição as imagens sem custo é de grande importância, não somente para atender ao público que já utiliza esse recurso, mas também por promover a inclusão social e aproximar a sociedade do programa espacial.

A previsão é que o número de imagens solicitadas possa chegar a mais de 30 mil até o final do ano. No inicio do semestre o Instituto previa a distribuição de apenas 15 mil durante o mesmo período.

Imagem CBERS: Setor de Imagem do sensor WFI cobrindo o macroeixo Rio de Janeiro-São Paulo. As serras da Mantiqueira e do Mar aparecem em verde mais escuro. As cidades ao longo do eixo da Rodovia Presidente Dutra aparecem em azul.

Informações do INPE