A Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA), órgão de defesa do governo norte americano, fechou um contrato de US$ 500 milhões com a empresa Orbimage, segundo o jornal SatNews Daily.

A empresa foi selecionada como o segundo fornecedor do satélite NextView, depois de um concorrido processo de seleção conduzido ao longo dos últimos seis meses pela NGA.

O contrato vai até 30 de setembro de 2008 e compreende a aquisição de imagens, assim como capital para o desenvolvimento do OrbView-5, a próxima geração de satélites de imagens de alta resolução. O contrato, conhecido como NextView Orbimage, assegura à NGA maior acesso e prioridade a imagens de satélite comercial de alta resolução. Também dá ao Pentágono acesso a imagens de alta resolução de satélites comerciais pelo período de quatro anos, especialmente em tempos de guerra.

A Orbimage competiu pelo contrato com uma empresa bem maior, a Space Imaging, proprietária do satélite Ikonos. O fracasso da Space Imaging em conseguir o contrato lança dúvidas agora sobre sua sobrevivência a longo prazo. A expectativa de deterioração do satélite Ikonos, lançado em 1999, está prevista para 2007 e sem o contrato do NextView, a Space Imaging terá dificuldades em conseguir financiamento para um segundo satélite.

O diretor aposentado da NGA, Gen. James R. Clapper Jr. disse numa declaração que o acordo trará um desenvolvimento essencial tanto para a NGA quanto para a indústria privada de sensoriamento remoto. "Nós precisamos da nova geração de satélites comerciais para nos ajudar a fazer nosso trabalho e nós procuraremos trabalhar com ambos os fornecedores do NextView para viabilizar esta nova capacidade", disse ele.

Os principais parceiros da Orbimage para o desenvolvimento e lançamento do OrbView incluem a General Dynamics, Kodak/ITT Industries e Boing Launch Services. Os parceiros da Orbimage para o segmento terrestre incluem a IBM e MacDonald, Dettwille O OrbView-5, próxima geração de satélites da Orbimage irá orbitar 660 km acima da terra em uma órbita sincrônica ao sol enquanto coleta imagens de 0,41 metros de resolução em modo pancromático (preto e branco) e 1,64 metros de resolução em modo multi-espectral (colorido).

Quando o OrbView-5 se juntar à companhia do satélite OrbView-3, no começo de 2007, a constelação irá coletar mais de 1,2 milhão quilômetros quadrados de imagens por dia com um período de revisita combinada de menos de um dia e meio para cada alvo geográfico.

Fonte: Comunicação da Imagem