Visando otimizar o desenvolvimento ambiental sustentável, o Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) acaba de aprovar quatro Termos de Referência para apoio a projetos voltados ao mapeamento de áreas de risco, à elaboração de planos estaduais de recursos hídricos, ao manejo da agrobiodiversidade e à implementação de um plano de desenvolvimento para o Vale do Rio Ribeira, em São Paulo.

Os Termos foram elaborados de forma transversal, com o apoio de várias secretarias do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de ministérios como do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, da Saúde e das Relações Exteriores. O montante de recursos para cada Termo será definido pelo FNMA nos próximos dias. As propostas para o projeto de identificação, caracterização e mapeamento de áreas de risco poderão ser enviadas ao Fundo até esta sexta-feira.

Os resultados da seleção serão divulgados em 16 de novembro. O mapeamento é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e integra as ações do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a mergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2).

"A parceria entre os ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário para o desenvolvimento deste plano contribui para reforçar o Sistema Nacional de Meio Ambiente e para otimizar o uso de recursos governamentais, enfocando sustentabilidade ambiental e resgate social", diz Ana Beatriz de Oliveira, gerente de Fomento a Projetos do Fundo.

Informações do MMA