Já está funcionando, desde o último dia 06, o Laboratório de Análise de Imagens do Trópico Úmido (LAIT), que é parte do Projeto Piatam Mar (Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica).

O local, instalado na Universidade Federal do Pará (UFPA) irá atender como um todo o ambiente amazônico, investindo no desenvolvimento de ferramentas e processos tecnológicos para subsidiar o monitoramento e a gestão ambiental na Amazônia.

"O laboratório dará apoio às atividades dos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, servindo como um espaço para aulas práticas de diversas disciplinas", completa o coordenador do LAIT, Pedro Walfir M. Souza Filho.

Ao todo são 18 computadores, 2 mesas digitalizadoras e licenças atualizadas de softwares como o PCI Geomatica, ERMapper e ArcView para atender cerca 54 pessoas por dia em atividades como processamento digital de imagens SAR e ópticas, fotointerpretação em aplicações geológicas e geoambientais e integração digital de Sensores Remotos com dados auxiliares.

O Projeto Piatam Mar é financiado pela Petrobras e executado em parceria com diversas Instituições e Centros de Pesquisa do país (UFPA, Coppe/UFRJ, MPEG, UFRA, IEPA, IEC, UFMA, UEMA e Censipam).

+Ingformações www.ufpa.br.