Começou nesta semana a etapa a distância do curso que irá capacitar técnicos para as prefeituras de Santa Catarina na elaboração de mapeamentos de riscos de desastres naturais, como deslizamentos em encostas ou inundações.

A iniciativa faz parte do convênio de cooperação técnica entre o Ministério das Cidades e o governo do Estado de Santa Catarina, firmado no dia 5 de novembro.

A primeira etapa do curso foi presencial, realizada de 8 a 12 de novembro, em Florianópolis.Nesta segunda fase, a atividade envolverá cerca de 35 técnicos de 12 municípios do Estado.

A instituição responsável pela implementação dos cursos é a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina. Os alunos receberão material didático com conceitos e metodologia elaborados pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Instituto de Pesquisas Técnicas (IPT-SP), e serão monitorados por tutores, via internet, durante o curso, que tem duração de um mês.

Ao final desse prazo, os técnicos irão à campo aplicar o conhecimento apreendido durante a capacitação.

"Esse é um projeto-piloto que servirá de modelo para a qualificação de municípios em outros estados.

Com isso, o Ministério das Cidades pretende habilitar os governos locais a fazer não só o mapeamento das áreas, mas, principalmente, o gerenciamento desses locais, de modo que consiga reduzir e evitar os desastres de deslizamentos e inundações que atingem diversas comunidades todos os anos", comunicou a Secretaria Nacional de Programas Urbanos.

Informações da Comunicação do Ministério da Cidades