Um site que testa os conhecimentos geográficos faz sucesso na Web. O Geography Olympics já conseguiu atrair mais de 300 mil jogadores de 179 países.
Até o momento, mais de 46 mil norte-americanos tomaram parte nesta competição geográfica on-line. O site foi criado por Roger Andresen, que se demitiu do seu trabalho como engenheiro de fibras ópticas há dois anos, para se dedicar ao projeto.
Andresen declarou que teve a idéia ao perceber que a maioria dos norte-americanos nunca haviam ouvido falar de Nauru e não sabia que Camarões fica na África. Ele criou então um quebra-cabeças com peças em forma de países e lançou o que chamou de
"O maior quebra cabeças de geografia do mundo" na Internet. Os jogadores têm 200 segundos para encaixar 10 países escolhidos aleatoriamente no mapa do mundo com os nomes dos países em branco. Na "Olimpíada de Geografia", os norte-americanos ficam no 88º lugar, atrás de pequenos países como Madagascar e Ilhas Marshall.
"A geografia é apenas um bloco construtor para o entendimento do que está acontecendo no mundo", disse Andresen, cuja família é de missionários e que já viajou para 44 países. "Já que somos a maior potência mundial nós devíamos estar bem informados", acrescentou.
"Ficar sentado sem se preocupar com essas coisas é terrível, e talvez seja por isso que o resto do mundo não se preocupa conosco", concluiu Andresen. Os melhores jogadores tendem a encontrar sete de 10 locações, explicou Andresen. A média dos norte-americanos é de 5,7 acertos de 10.
Informações da agência Reuters
+Informações www.geographyolympics.com