Um novo estudo realizado pelo governo federal e pela organização "Amigos da Terra" revelou que o desmatamento na Amazônia durante este ano atingiu uma área equivalente à metade do território do estado do Rio de Janeiro.
Foram utilizadas imagens de satélite para mapear a área desmatada. Segundo essas imagens, os pesquisadores afirmaram que a principal causa para o aumento na devastação da região foi a continuidade das obras em uma nova rodovia (BR-163), ligando Cuiabá (MT) e Santarém (PA).
O levantamento indicou que a devastação atingiu entre 23,1 e 24,4 mil quilômetros quadrados este ano, o que equivale a quase 1% dos 2,84 milhões de quilômetros quadrados de área total da Amazônia. Estes números, entretanto, poderão ser ainda maiores, já que os dados utilizados são preliminares, enquanto que o valor oficial só será divulgado em março.
No ano passado, foram desmatados 23,75 mil quilômetros quadrados de florestas. Embora o desmatamento tenha aumentado na região, a expansão agrícola que vinha ocorrendo nos últimos anos apresentou uma redução significativa, o que indica que a construção da BR-163 está gerando um impacto considerável na floresta amazônica.
Informações do INFOTempo