O Estado do Paraná é destaque no Brasil frente à administração de serviços de cartografia e geoprocessamento nos órgãos públicos. É o que afirma Virginia Thereza Nalini, coordenadora da Câmara Técnica de Cartografia e Geoprocessamento do Paraná (CTCG). Segundo ela, desde que a CTCG surgiu não pára de crescer em referência no país inteiro.
"A CTCG é um exemplo que irá certamente guiar os demais estados brasileiros" Criada a finalidade de estabelecer padrões para o mapeamento da área urbana e rural utilizada pelos principais órgãos do Estado, a CTCG atualmente é coordenada pelo SEDU/Paranacidade e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e composta pelos seguintes órgãos e entidades estaduais: Secretaria de Estado da Educação (SEED); Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL); Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB); Secretaria de Estado dos Transportes (SETR), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Companhia Paranaense de Energia (COPEL); Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR); Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC); Minerais do Paraná (MINEROPAR); Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR). Outras instituições participam das reuniões como convidadas, como, por exemplo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).
O trabalho da Câmara Técnica consiste em avaliar, otimizar e disponibilizar para todos os órgãos do Estado as informações geográficas existentes e estudar as prioridades/necessidades de novas informações para as ações de Governo e no âmbito das instituições, como também zelar pelo sistema de informações integrado.
De acordo com Virginia, também coordenadora de Projetos do PARANACIDADE, "os principais benefícios dessa integração para o Estado e Municípios estão permitindo realizar o gerenciamento agrícola/ambiental, planos de uso e ocupação do solo, planos diretores e regionais, planos de desenvolvimento rural, gerenciamento das redes de distribuição de água, oleta de esgoto sanitário, geração, transmissão e distribuição de energia".
Mais sobre a CTCG você acompanha na edição 36 da revista InfoGEO.