A LogicaCMG, empresa de soluções globais que fornece gerenciamento e consultoria nesta área, concluiu na última semana um acordo para a aquisição de 60% das ações de controle da Edinfor SA, a empresa de TI da EDP (Energias de Portugal).

A LogicaCMG pagará 81 milhões de Euros (57 milhões de Libras) pela empresa da EDP, um valor muito abaixo do fixado no mercado, de 135 milhões de Euros. Porém, o pagamente será realizado à vista, na conclusão do acordo, que deve ser feito ainda no início de 2005, após o desembaraço do processo de concorrência.

Como parte da transação, a LogicaCMG assinou um contrato com a EDP no valor de 510 milhões de Euros (359 milhões de Libras) para fornecer serviços terceirizados de TI por um período de dez anos. Outros recursos e projetos de TI serão fornecidos para a EDP em função das necessidades da companhia, seguindo o acordo de fornecedor preferencial.

A parte menor das ações é assunto de uma opção de venda (put/call option), que pode ser praticada pela EDP após dois anos e pela LogicaCMG após quatro anos. A decisão final ainda depende da performance dos negócios e está sujeita aos lucros provenientes.

A LogicaCMG prevê que o novo negócio traga ganhos adicionais modestos ao seu ano comercial de 2005 e tem planos para aquisição das ações restantes.

Informações da LogicaCMG