A Prefeitura de Salvador vai usar um sistema de radar para rastreamento por satélite (GPS) e câmeras de vídeo para combater a violência no transporte coletivo.
A partir desta quinta-feira, 20 veículos –de um total de 2.200 que compõem a frota.
Segundo o prefeito João Henrique Carneiro (PDT), 45, nos próximos dias outros ônibus também passarão a circular com os equipamentos de segurança. "Queremos dar mais segurança para os passageiros e funcionários das empresas", disse. A meta da prefeitura é dotar pelo menos 400 ônibus com os equipamentos.
"Além de inibir a ação dos assaltantes, também vamos controlar o horário, o fluxo e o tempo gasto pelos ônibus para percorrer os seus itinerários", disse o secretário municipal dos Transportes, Nestor Duarte. De acordo com o prefeito, o programa de segurança será realizado em parceria com as empresas de ônibus.
"Os empresários já demonstraram que apóiam qualquer projeto para dar mais segurança ao sistema de transporte coletivo da cidade." Pelo projeto, o sistema de câmeras e o GPS terão uma central exclusiva dentro da SET (Superintendência de Engenharia de Tráfego), órgão ligado à Secretaria dos Transportes.
O sistema possui um dispositivo que pode ser acionado a qualquer momento pelo motorista ou cobrador –nesse caso, o alarme será disparado na central de controle da SET e em uma delegacia.
O prefeito disse que todo o projeto será instalado sem ônus para o município –uma empresa que venceu uma licitação de R$ 42 milhões para colocar "semáforos inteligentes" nas principais avenidas de Salvador vai bancar os custos do projeto.
Fonte: Folha Online