O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) iniciou neste mês as reuniões preliminares com representantes de empresas que participarão da fabricação de subsistemas dos satélites CBERS-3 e CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).
No dia 21, foram discutidos os Aspectos Gerais da Contratação do Subsistema Estrutura dos CBERS-3 e CBERS-4 (Fibraforte) e do Subsistema Câmera MUX (Opto Eletrônica). Já no dia 26, foram discutidos os Aspectos Gerais da Contratação do Subsistema de Coleta de Dados.
O desenvolvimento e lançamento dos satélites CBERS-3 e CBERS-4, com características mais avançadas que as do CBERS-1 e CBERS-2, foi definido em acordo assinado em novembro de 2002, dando prosseguimento à cooperação sino-brasileira para o desenvolvimento conjunto de satélites de observação da Terra, iniciada em 1988.
O lançamento do CBERS-3 está previsto para 2008 e o do CBERS-4, para 2010. O investimento do lado brasileiro para os CBERS-3 e CBERS-4 será da ordem de US$ 150 milhões.
Informações do INPE