Uma visita imperdível aos paulistanos apaixonados por imagens de satélite. A exposição fotográfica "Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras", montada em 2004 como parte das comemorações dos cinco anos do Programa Biota/FAPESP, conta com mapas e imagens de satélites que mostram aos visitantes a distribuição espacial dos ambientes aquáticos, de centros urbanos e da vegetação nativa remanescente.
A mostra tem como objetivo transmitir ao público leigo e a estudantes dos ensinos fundamental e médio informações sobre a Mata Atlântica e o Cerrado, os dois grandes biomas paulistas. A exposição é resultado de uma parceria do Programa Biota/FAPESP com a Editora Horizonte Geográfico e o Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio da FAPESP e do Citigroup e patrocínio da Natura Cosméticos.
Em junho de 2004, a mostra foi aberta no Espaço Cultural do Citigroup, na avenida Paulista, sendo posteriormente apresentada em diversas unidades do Sesc na capital e no interior. Os organizadores estimam que tenha recebido um público superior a 75 mil pessoas até dezembro.
A mostra ficará exposta na Estação Ciência até 31 de março. Em abril, já definitivamente incorporada ao acervo da unidade da USP, a exposição participará do 4th Science Centre World Congress: "Breaking barriers, engaging citizens", no Rio de Janeiro, de 10 a 14 de abril.
Posteriormente, a critério da Estação Ciência, deverá ser montada em outros centros de exposição ou museus do país. Veja a localização da Estação Ciência acessando: www.eciencia.usp.br