Depois de invadir a rede e espalhar-se entre telefones celulares, os vírus podem estar em um processo de migração que tem como alvo o computador de bordo existentes em alguns veículos.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Labs, alguns modelos da Lexus, divisão de luxo da Toyota, já foram atacados. O nome da praga, no entanto, não foi revelado. Na semana passada, informa o site "ZDNet", um usuário contatou a Kaspersky perguntando como ele poderia remover vírus encontrados nos modelos LX470, LS430 e Landcruiser 100, da Lexus.

A infecção teria acontecido via telefone celular. Esse vírus pode ter se aproveitado da tecnologia Bluetooth existente em equipamentos móveis para entrar no sistema de GPS (Global Positioning System) existente nos automóveis. De acordo com o "ZDNet", a Lexus não comentou o caso.

"Fabricantes colocam em seus carros sistemas operacionais já existentes, como no caso da Fiat e Microsoft", disse Eugene Kaspersky, diretor-executivo da empresa de segurança. "Se ter o telefone celular infectado já é um problema, imagine se isso acontece com o computador de bordo, que contém GPS", afirma.

Informações da Folha Online