O governo de Goianésia no Estado de Goiás iniciou recentemente as etapas finais da implantação de um projeto pioneiro e arrojado de geoprocessamento.
Segundo Fernando Gibotti, da Prefeitura, o projeto tem por finalidades apoiar a administração municipal e o planejamento urbano; oferecer transparência das informações; proporcionar confiabilidade e precisão das informações necessárias aos diversos setores e entidades; oferecer maior eficiência na comunicação entre os setores da administração pública municipal; possibilitar a organização das informações, armazenadas com uma referência geográfica padrão, de modo que cada organismo forneça e alimente seu próprio banco de dados; e facilitar a integração entre os órgãos envolvidos na elaboração e controle de projetos.
Gibotti conta, em um artigo disponível no site: www.goianesia.go.gov.br, que a implantação do projeto começou no segundo semestre de 2003.
No final do primeiro semestre de 2004 foi executado um levantamento aerofotogramétrico para a obtenção de imagens de alta resolução da área urbana da cidade.
O próximo passo foi a captura de pontos de apoio em campo, utilizando aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Para o trabalho de campo foi realizado um trabalho prévio em escritório para a obtenção das coordenadas dos pontos.
A partir dos dados descritos anteriormente foi gerada a uma base cartográfica planimétrica, por meio da restituição sobre a ortofoto e sobre a base de dados que a Prefeitura utilizava atualmente. Para a composição da base cartográfica foram gerados os seguintes planos de informação: faces de quadra, eixos de logradouro, toponímia associada aos logradouros, bairros, setores cadastrais, planta de valores genéricos, hidrografia, rodovias e estradas não pavimentadas.
Também foram inseridos outros elementos para complementar a base cartográfica do município, como dados de arruamento, caminhos e campo de futebol. "Atualmente estamos finalizando a composição da base cartográfica planimétrica e o próximo passo será a integração da base de dados dos cidadãos, mantida pela secretaria de saúde por meio do PSF, com a base cartográfica.
Desta forma teremos o pleno conhecimento da cidade e onde moram os cidadãos. Com este conhecimento será possível implementar aplicações sofisticadas para subsidiar os departamentos de educação, saúde e assistência social do município", afirma Fernando.
Os recursos necessários para a concretização do projeto foram obtidos junto ao governo federal por meio do PMAT (Programa de Modernização Administrativa e Tributária).
Informações da Comunicação da Prefeitura de Goianésia