O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) acaba de disponibilizar em larga escala, com licença livre e código aberto, o Aplicativo Geográfico TerraView 3.0 Plus, que permite a fácil visualização e análise de informações geo-referenciadas.

O TerraView está disponível em versões para os sistemas operacionais MS/Windows e Linux, apresentando as mesmas características, interfaces e funcionalidades em ambas as plataformas.

A permissão para sua redistribuição e/ou modificações encontra-se sob os termos da Licença Pública Geral do GNU (GPL), como publicada pela Free Software Foundation. Atualmente, a licença para softwares semelhantes ao TerraView custa em torno de US$ 1.500.

Construído sobre a biblioteca de geoprocessamento TerraLib, o TerraView manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens), ambos armazenados em SGBD relacionais ou geo-relacionais de mercado, incluindo Access, PostGress, MySQL e Oracle. O aplicativo é resultado da parceria estabelecida entre o INPE, O Laboratório de Estatística Espacial (LESTE-UFMG), o Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG-UFPR), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Centro de Informação Científica e Tecnológica/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (FIOCRUZ) e ou Centro de Estudos de Desigualdades Socioterritoriais.

O lançamento do TerraView possibilita a ampliação da utilização dos dados espaciais nos diversos setores – de usuários do produto final aos que trabalham com desenvolvimento de soluções customizadas. Informações do INPE

+Informações: www.dpi.inpe.br/terraview