A ONU (Organização das Nações Unidas), juntamente com o INPE (Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais), a Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Sida), a Universidade de Estocolmo e o Campus Brasil de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para a América Latina e o Caribe (CRECTEALC), promovem o Workshop Regional de Avaliação de Impacto – 1990-2004 do Curso de Treinamento em Sensoriamento Remoto para Educadores da ONU (Regional Workshop on Evaluating the Impact of the 1990-2004 Series of the United Nations International Training Course on Remote Sensing Education for Educators), que acontecerá entre 21 e 25 de fevereiro de 2005.
Durante os cinco dias do evento, serão apresentadas aos participantes, provenientes da América Latina, América Central e Europa, as pesquisas e instalações do INPE, que fora escolhido este ano para sediar o evento promovido pela ONU, que acontece anualmente na Suécia desde 1990.
São oferecidos a professores universitários de países em desenvolvimento, cursos de treinamento e fundamentos do sensoriamento remoto, através de aulas teóricas e desenvolvimentos de projetos.
A ONU procura avaliar o impacto desse curso "in loco" – o que já foi feito na África e Ásia, em edições anteriores do evento. A Assessoria de Imprensa do INPE informa que haverá sessões sobre as aplicações do sensoriamento remoto, e tecnologia GIS e os softwares SPRING e TERRAVIEW, desenvolvidos pelo próprio INPE.
Segundo a pesquisadora do Instituto e coordenadora do Workshop, Dra. Tania Maria Sausen, o objetivo é colocar o conhecimento na área de sensoriamento produzido pelo INPE ao alcance dos países em desenvolvimento, para que as suas pesquisas evoluam.
Fonte: Assessoria de Imprensa – INPE/CRI.