Os próximos dois meses serão de expectativa para os interessados no levantamento da safra de cana-de-açúcar no país que será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Três avaliações serão realizadas em 2005: a primeira será divulgada no dia 17 de maio e as demais no segundo semestre.
Segundo a Gerência de Avaliação de Safras da Companhia, este é o mais novo serviço prestado pelo Governo Federal ao setor do agronegócio.
O levantamento será feito por meio do Geosafras, ou acompanhamento por imagens de satélites, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Alagoas.
Nos demais estados o trabalho será realizado pelos técnicos, durante pesquisa de campo, ambos começando em abril. Entretanto, os dados sobre efeitos climáticos, produtividade e área plantada da safra, apurados também pelo Geosafras, serão cruzados com a pesquisa realizada pelos técnicos.
Na segunda quinzena de março, especialistas da Conab e de instituições participantes do projeto em Pernambuco e Minas Gerais serão treinados para atender essa demanda.
Informações da Conab