Dentro de dez dias se inicia um dos principais eventos no país sobre o uso de imagens de satélites: o XII Simpósio de Sensoriamento Remoto, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).
São esperados 1.500 congressistas de todas as regiões do Brasil e do exterior, que poderão conhecer novidades e avanço do setor por meio da apresentação de mais de 600 trabalhos técnicos.
Estarão em pauta, por exemplo, o uso de sensoriamento em agricultura, análise urbana, saúde pública, recursos minerais e desflorestamento da Amazônia.
A programação inclui cursos, workshops, mesas-redondas e sessões especiais, uma das quais sobre o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e outra sobre o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-2).
Desde o lançamento do primeiro CBERS, em 1999, o Brasil começou a dispor de imagens próprias e já se articula a venda das imagens do CBERS-2 para outras nações. Informações da AEB