A Agência Espacial Brasileira (AEB) está elaborando um plano gerencial que pretende abordar os desafios do programa espacial e formas de superá-los.

A ação vai ao encontro do Decreto Presidencial 5233/04, voltada a órgãos responsáveis por programas do Plano Plurianual (PPA).

O objetivo do plano é contribuir para a otimização dos recursos e tomadas de decisões a partir da avaliação da área, no caso a espacial, sob a responsabilidade da AEB.

 "A existência do plano permitirá acompanhar, avaliar e revisar o programa espacial, a fim de assegurar que os objetivos sejam atingidos segundo os princípios de eficiência e eficácia", explica o coordenador da Diretoria de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Yu Chi Au.

Uma versão do documento já foi debatida e validada por especialistas do Ministério do Planejamento e, a partir das observações surgidas no encontro, cada coordenador de ação se concentra agora nas revisões de sua área para que a versão final seja submetida ao Comitê Gestor de Coordenação de Programas do MCT no final de abril.

O coordenador da AEB acredita que a diretriz adotada pelo governo federal permitirá ao Sistema Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais (SINDAE) implantar um modelo de gestão que fortalecerá a coordenação de suas atividades.

A AEB coordena o SINDAE, que tem como principais órgãos executores o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DEPED/Aer/MD).

Informações da AEB