Fazem parte da programação do GEOBrasil 2005, que acontece em São Paulo / SP, entre os dias 31 de maio e 02 de junho próximos, uma série de sete debates, que envolvem os temas: Homologação do Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Normas Técnicas do Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo; Mudanças do Referencial Geodésico; Proteção da Infra-Estrutura Crítica; Impacto no Mercado da Política de Distribuição de Imagens de Satélite CBERS e Redes Estaduais de Geotecnologias Interando Esforços.

Os debates dos dois últimos dias de evento foi especialmente programada. Abordando temas presentes no trabalho diário dos profissionais de topografia e georreferenciamento, será destaque o debate do dia 1° de junho, sobre As Normas Técnicas do Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Roberto Tadeu Teixeira (INCRA/SP), Edaldo Gomes (INCRA/DF) e Hamilton Fernando Schenkel (TS Engenharia/FENEA) discutirão a melhor forma de interpretar as normas técnicas para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais no Brasil, às 14h.

No dia 02 de junho, às 9h, se realizará o debate Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo, com Luiz Paulo Souto Fortes (IBGE), Edaldo Gomes (INCRA/DF) e Régis Bueno (Geovector). O debate busca a discussão da geoinformação brasileira e o estágio atual de modernização da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo do Sistema GPS.

Além disso, o último debate programado para o GEOBrasil 2005 aborda o tema Mudança do Referencial Geodésico e irá discutir seus efeitos no dia a dia dos usuários de geoinformação, a partir da apresentação por parte do IBGE de seu novo sistema de referência, mais moderno e de concepção geocêntrica. Os debatedores serão Luiz Paulo Souto Fortes e João Bosco de Azevedo (IBGE), Fátima Tostes (Base) e Régis Bueno (Geovector).

Outras informações sobre o GEOBrasil 2005 e o calendário de palestras do primeiro dia podem ser encontrados no site www.geobr.com.br.