A UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) lança, neste ano, o mestrado "Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente", o quinto de caráter institucional, que obteve o credenciamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

O curso segue duas linhas principais: Ferramental de Geotecnologias e Estudos Ambientais. A pós-graduação stricto sensu tem caráter multidisciplinar possibilitando capacitação de profissionais de engenharia, biologia, ciências ambientais, marketing locacional, geografia e saúde.

Segundo o coordenador do mestrado, o professor doutor Washington da Franca Rocha, o curso vem sendo ofertado em nível de especialização (lato sensu), e após o término, provavelmente no mês de setembro, serão iniciadas as inscrições para o mestrado. Ele aponta que o curso oferece uma proposta inovadora que é o estudo sob o viés da análise espacial voltado para a região do semi-árido. Isso possibilita enfoques em análise de problemas regionais, desenvolvimento sustentável e recursos naturais.

O novo mestrado está vinculado ao Departamento de Ciências Exatas, mas devido ao seu caráter multidisciplinar envolve também os departamento de Biologia, Saúde e Tecnologia.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Angélica Maria Lucchese avalia que o novo curso de pós-graduação vem suprir uma lacuna na capacitação de profissionais para a região e deve ser bastante procurado, já que a especialização registrou 42 inscritos para 20 vagas. Outras informações estão disponíveis nos sites www.uefs.br/home/noticias/mar2005/mar27.html e www.uefs.br/modelagem.