Como parte do programa Galileo de exploração de novas aplicações, o projeto Nauplios tem como objetivo principal melhorar vigilância marítima e as atividades de resgate.

Desenvolvido pela Agência Espacial Francesa (CNES), incluindo outros parceiros, os serviços definidos para o projeto cobrem diversos aspectos, como a vigilância de uma área de 400 milhas náuticas (740 km) a partir da costa Atlântica da Europa; o ajuste automático de níveis de vigilância de acordo com regras pré-definidas para diferentes zonas e a coleta e transmissão automática de dados relativos às embarcações, viagens e cargas.

A arquitetura do sistema Nauplios tem as seguintes características: um link de comunicação via satélite entre a costa e os navios; um centro de gerenciamento para coleta e disseminação dos dados entre os usuários; além do controle da missão, localizado em Toulouse e conectado ao centro de gerenciamento Nauplios.

Cada embarcação calcula seus dados de navegação usando um receptor GNSS/GPS em combinação com EGNOS. Os receptores embarcados são equipamentos de 12 canais GPS com 2 canais adicionais para receber sinais WAAS/EGNOS. Quando o Galileo estiver operando, espera-se substituir a constelação GPS.

Os resultados obtidos com esta configuração demonstram a eficiência e a melhoria do sistema de comunicação, bem como o aumento da segurança na navegação. Fonte: GPSWOLRD, vol 15, n° 7.