A Comissão Européia apelou para aprovação da recomendação sobre a abertura de negociações com a Argentina no âmbito do sistema europeu de navegação por satélite para fins civis Galileo. A Argentina expressou oficialmente a vontade de participar no projeto, cooperando nos domínios do desenvolvimento de mercados, aplicações industriais e sistemas regionais e locais.

A empresa responsável pelo Galileo lançou um apelo a projetos específicos na América Latina para a criação de um centro de informações e atividades de sensibilização, formação e demonstração na região. No âmbito do projeto já foram assinados acordos com a China e Israel e estão em curso negociações com Índia, Rússia, Ucrânia, Coréia do Sul, Brasil, Chile, México, Malásia e Austrália.

"Esta proposta, para um novo acordo de cooperação internacional, salienta claramente o sucesso do Galileo e demonstra o interesse geral no projeto", comentou Jacques Barrot, vice-presidente da Comissão Européia responsável pelos Transportes.

 O Galileo é o sistema de navegação por satélite europeu e foi lançado por iniciativa da Comissão Européia, em conjunto com a Agência Espacial Européia. O processo de seleção dos consórcios para a sua exploração começou no dia 17 de Outubro de 2003 e a fase operacional deverá se inciar em 2008. Informações do Departamento de Geomática da UFPR