A integração, recuperação e atualização de dados de Sistemas Geográficos de Informação (GIS) ganham um reforço de peso com o lançamento da iWay Software, coligada à Information Builders.

O novo pacote de adaptadores iWay, desenvolvidos para rodar no pacote ESRI"s ArcSDE, foram criados para facilitar o processo de integração de sistemas a partir do conceito EAI (Enterprise Application Integration).

Os adaptadores iWay têm dupla função: obter a informação geográfica de qualquer plataforma ou protocolo B2B e abastecer a base de dados dos sistemas GIS. A ESRI, líder mundial no fornecimento de sistemas de informação geográficas, utiliza os adaptadores para integrar sua base de dados do ArcSDE, com uma grande variedade de informações operacionais, e criar uma única fonte de distribuição de informações, tanto espacial quanto tabular.

Mundialmente, ESRI e Information Builders são parceiros estratégicos na utilização das tecnologias de business intelligence (WebFOCUS) e integração (iWay). Ao utilizar o framework iWay, as organizações podem criar mapas para representar visualmente todo tipo de informação, obtida de qualquer sistema em operação dentro da infra-estrutura de TI, já que a tecnologia é compatível com qualquer padrão existente no mercado.

Esta capacidade proporciona ganhos de até 75% no tempo de implementação e, por conseqüência, reduz consideravelmente os custos do projeto. O mapeamento geográfico da informação permite compreender informações críticas do negócio, bem como identificar tendências, entender e mensurar mercados, decidir sobre a melhor localização para um ponto comercial, organizar o território de vendas.

Além de mapear clientes e concorrentes, o sistema permite determinar clusters, definir áreas geográficas para promover certo produto ou serviço, suportando o planejamento e controle de diversas ações estratégicas. "Percebemos um crescimento acentuado na utilização de sistemas de informação geográficas", afirma Luiz Câmara, presidente da InfoBuild Brasil.

Instituições governamentais, por exemplo, usam essas aplicações para entender melhor as necessidades dos cidadãos, cortar gastos e melhorar a segurança. Já as empresas utilizam GIS também para reduzir custos e aprimorar o conhecimento do seu negócio. Em todos os casos, as organizações terão um tremendo retorno de seu investimento", conclui. Informações da Fran Press