De 31 de maio a 2 de junho o Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, será palco do 6° Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, que reúne os eventos ExpoGPS / Galileo, GEOInteligência e GEOÓleo e Gás. Entre os eventos gratuitos do GEOBrasil 2005 está o GEOEscola (Fórum de Geoinformação no Ensino Médio e Fundamental), dividido em duas partes e que acontece durante todo o dia 02 de junho (quarta-feira).
Conheça o programa de palestras do GEOEscola:
9h – Palestra "O Centro de Dados do INPE e a disponibilidade de imagens dos satélites CBERS e LANDSAT para atividades educacionais", ministrada por Tania Maria Sausen (INPE/CEP e SELPER Internacional). Objetivo: divulgar os programas do INPE que fornecem dados de sensoriamento remoto a serem utilizados como recursos didáticos em sala de aula e projetos educacionais, a baixo custo ou gratuitos.
9h40 – Palestra "Geoprocessamento como ferramenta na aplicação da disciplina de geografia no curso fundamental na Escola ETL de Lins", ministrada por Enaldo Pirez Montanha (CETEC/CTGEO) e Dulce Leia Garcia Pazini (Escola de Cursos Infantil, Fundamental e Médio ETL de Lins). Objetivo: oferecer orientações didáticas e sugestões de recursos a serem utilizados por professores no planejamento das aulas, como forma de atingirem o exercício da cidadania, compreensão e intervenção na realidade social.
10h20 – Palestra "Geografia na sala de aula: informática, sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas – recursos didáticos para o estudo do espaço geográfico", ministrada por Clairton Batista Machado (Instituto Estadual Couto de Magalhães). Objetivo: apresentar a utilização da informática, do Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas como recursos didáticos para o
estudo do Espaço Geográfico no Ensino Fundamental e Médio.
11h10 – Palestras especiais "Web Services for Geographical information" ministrada por Mike Gould (Jaime I University – Espanha) e "Novas perspectivas do Sensoriamento Remoto no Brasil", ministrada por Miguel Henze (Agência Espacial Brasileira)
14h – Palestra "GEODEM – Utilização de geotecnologias digitais no ensino médio por meio da internet", ministrada por Angelica Carvalho Di Maio (UNIVAP). Objetivo: avaliar os aspectos do ensino informatizado e via Internet de geotecnologias, bem como o ambiente digital escolar, já que as unidades educacionais avaliadas até o momento apontam para uma perspectiva positiva quanto a introdução de novas tecnologias informatizadas para melhoria do ensino.
14h40 – Palestra "Relato da experiência do uso do GEODEM na sala de aula", ministrada por Maria Lúcia Silva Santos (Escola Estadual Prof. Francisco Azevedo Lopes). Objetivo: apresentar as posilidades de associação do GPS, GIS, Sensoriamento Remoto cartografia digital e informática, como instrumentos
de registro e análise da dinâmica e fisionomia do espaço geográfico, com o dia a dia dos estudantes.
15h20 – Palestra "O Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento no Contexto Didático Pedagógico", ministrada por Claudete Rempel (UNIVATES). Objetivo: apresentar aos presentes o projeto "Naturalista por um dia", do Centro Universitário UNIVATES, que visa a demonstração do uso das técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessameto para capacitação de professores e alunos do ensino fundamental e médio de modo que estes possam aplicar esta ferramenta em seus trabalhos escolares.
Outras informaçõe sobre o evento GEOBrasil, demais palestras, workshops, tutoriais e debates podem ser obtidos no site www.geobr.com.br ou no telefone (11) 6096 5311.