Dentro de alguns dias, um olhar mais preciso sobre a Terra estará disponível a todos. A Nasa (Agência Espacial Norte-americana), lançou na última quarta-feira (dia 11) um novo satélite ambiental.

O instrumento é parte do programa de observação terrestre conduzido em conjunto com outra agência do governo dos Estados Unidos, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa). "O satélite é uma peça fundamental para estabelecer um eficiente sistema de observação global, uma vez que reforçará nosso conhecimento sobre o atual estado ambiental de todo o planeta", disse Gregory Withee, administrador da Noaa.

 O novo satélite, entitulado Noaa-18, funcionará em conjunto com o Noaa-17 e substituirá o Noaa-16, em operação desde 2000. Com órbita polar, o satélite deverá coletar dados da superfície e da atmosfera terrestre que serão usados também para o desenvolvimento de modelos de previsão do clima.

O Noaa-18 carrega ainda instrumentos usados no Sistema de Localização para Busca e Resgate, que auxilia na identificação de situações de emergência, especialmente em alto-mar. O Noaa-18 é o décimo quinto de uma série de satélites com órbita polar lançados a partir de 1978.

O próximo deverá ser colocado em órbita em dezembro de 2007. Nas primeiras três semanas, após o lançamento do novo satélite, o controle operacional será da Nasa, que fará todos os testes para confirmar se o funcionamento está correto. Em seguida, o comando será transferido para a Noaa. Informações do Boletim da FAPESP