O 6° Congresso e Feira Internacional de Geoinformação (GeoBrasil 2005), que acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Centro de Exposição Imigrantes de São Paulo, apresenta já em seu primeiro dia de realização seis tutorias sobre os temas: Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Tecnologia Espacial de Observação da Terra; Software Livre na Área de GIS; Introdução à Base Cartográfica; Geomarketing e Business Inteligence e GIS para Prefeitura.

O tutorial "Georreferenciamento de Imóveis Rurais – Enfim um Padrão: mais do que um levantamento topográfico de área rural, uma Verdadeira Perícia. Como fazer?" será ministrado pelo professor e mestre de engenharia Régis Fernandes Bueno. O tema do tutorial serão os levantamentos georreferenciados de imóveis rurais, o levantamento geodésico, o levantamento cadastral e a perícia. Este curso pretende fornecer uma visão geral sobre a agrimensura, particularizada à questão do georreferenciamento de imóveis rurais da Lei 10.267. Serão abordados aspectos práticos sobre as fases de elaboração de levantamentos georreferenciados, a normalização e os custos de produção dos serviços, de forma objetiva e simplificada.

O segundo tutorial do dia, entitulado "Tecnologia Espacial de Observação da Terra – Sensores Atuais, Novas Tendências e Potenciais de Uso" será apresentado pela geóloga, mestre e doutora Rosana Okida e pelo engenheiro cartógrafo e mestre em Sensoriamento Remoto Cleber Gonzales de Oliveira. Neste curso serão retratadas as principais características dos sensores dos satélites atuais em operação (ETM+ Landsat 7, Ikonos, CBERS, Terra/EOS AM 1, Kompsat, EO 1, SAC C, EROS, Quickbird, Envisat, SPOT 5, Orbview 3, IRS P6, entre outros), bem como a potencialidade de uso de suas imagens.

"Software Livre na área de GIS – Ficção ou Realidade – Prós e Contras – O que o usuário precisa saber" será o tutorial instruido por Marta Duarte Teixeira, Sandro Danilo Gatti e Rafael de Melo Cuba e aborda os principais projetos de software livre na área de SIG, aplicados em banco de dados espaciais, bibliotecas, softwares básicos de infra-estruturas e aplicativos de visualização de mapas. Será dado um foco especial para os conceitos de interoperabilidade e iniciativas internacionais para definição de padrões abertos, que têm contribuído para o crescimento de software livre na área SIG. Também serão apresentados cases do CPqD no desenvolvimento de framework e customizações de aplicações SIG para políticas públicas em telecomunicações, gerenciamento de rede de telefonia e administração pública.

A Engenheira Civil e mestre em Engenharia de Transporte Fátima Alves Tostes apresenta "Introdução à Base Cartográfica", abordando os conceitos básicos de elipsóide e geóide; sistemas geodésicos de referência e Datum; coordenadas geodésicas; rede de referencia cadastral; definições estatísticas; cartografia; diferentes metodologias para obtenção de dados geográficos; dificuldades e questões a serem observadas.

O tutorial "Geomarketing e Business Inteligence", com instrução de Eduardo de Rezende Francisco e Nivaldo Tristão de Souza, aborda especialmente o tema mercadologia. O tutorial tem por objetivo apresentar os conceitos básicos do Geomarketing, seu potencial, sua abrangência, e estreitar as relações de integração entre tecnologias e práticas do GIS e do Business Intelligence. O curso será ilustrado pelas melhores práticas e estudos de casos em alguns mercados verticais.

O último tutorial do evento aborda o tema "GIS para Prefeituras" e é ministrado pelo especialista em geoprocessamento pela UFPR e sócio-fundados da GITA Brasil. O tutorial descreve e explica o funcionamento de aplicações GIS em finanças, saúde, educação, planejamento urbano, cadastro imobiliário e áreas afins, através de exemplos práticos e resultados obtidos. Trata-se de um excelente começo para todos os profissionais que atuam em áreas urbanas e desejam conhecer e implementar esta ferramenta.

Conheça outras informações e a proramação completa do GEOBrasil, ExpoGPS / Galileo, GEOInteligência e GEOÓleo e Gás acessando o site www.geobr.com.br ou pelo telefone (11) 6096 5311.