O secretário da SECIRM (Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar), contra-almirante José Eduardo Borges de Souza, esteve no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nesta sexta-feira (dia 13), para uma reunião com os coordenadores de projetos do INPE no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O responsável pelo Programa de Aplicações de Satélites Sino-Brasileiro CBERS, José Carlos Neves Epiphanio abordou a possibilidade do uso das imagens do CBERS para os projetos do PROANTAR.

Atualmente, o INPE participa do PROANTAR com seis projetos que envolvem Ciências Atmosféricas, Meio Interplanetário e Oceanografia e Gelo. Os projetos focalizam temas relacionados às mudanças ambientais globais, atendendo ao Ministério do Meio Ambiente e o CNPq.

O INPE participa ainda de um estudo interdisciplinar com diversas instituições nacionais e internacionais cujos resultados melhorarão o conhecimento sobre o papel da Antártica como um dos controladores do meio ambiente brasileiro.

São metas futuras também o modelamento da resposta dessa região polar às mudanças globais e as conseqüências para o território nacional. Informações do INPE