O GEOBrasil 2005, está na sua  sexta edição do Congresso e Feira Internacional de Geoinformação e confirmou este ano novamente sua posição de maior e mais completo conjunto de eventos de geoinformação da América Latina. Realizado entre 31 de maio e 2 de junho, em São Paulo, o GEOBrasil contou com mais de 100 marcas mostrando as novidades do setor, que movimentará este ano mais de R$ 530 milhões no Brasil segundo pesquisa patrocinada pela GITA Brasil e realizada pelo Instituto Datacenso.

Cerca de 3,5 mil profissionais das áreas de tecnologia da informação, engenharia, geologia, topografia e gestão de cidades passaram pelo Centro de Exposições Imigrantes para conferir as novas tecnologias desenvolvidas para o mercado e participar de palestras. Além do ExpoGPS, GEO Óleo e Gás e GEO Inteligência – eventos criados no ano passado – a primeira aparição do GEOEscola e do ExpoLBS agregou ainda mais valor ao evento. Foram 800 inscritos nos tutoriais, congressos e nos diversos eventos paralelos e gratuitos além de 2.700 visitantes exclusivos da feira.

José Danghesi, diretor do GEOBrasil, confirma a superação das expectativas e diz que o contato com os expositores criou subsídios para que sejam feitas melhorias nas próximas edições. "A parceria com as principais associações ligadas à geoinformação, somada ao patrocínio da Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Inpe e Qualcomm garantem ao GEOBrasil liderança absoluta", comemora Danghesi e informa que a próxima edição do evento será em julho de 2006.

De acordo com Emerson Zanon Granemann, coordenador dos congressos, o alto nível dos debates estavam em plena sintonia com as novas necessidades dos usuários da geoinformação. Tal identificação, afirma Emerson, é importante para vislumbrar as novas diretrizes do setor e incentivar profissionais em busca de conhecimento. "Os congressos atingiram plenamente o objetivo de atualizar o profissional e capacitá-lo a utilizar melhor as geotecnologias em seus projetos", finaliza.

As 140 palestras, 7 debates e 8 workshops reuniram diversos especialistas, de acadêmicos a representantes de importantes empresas brasileiras e mundiais.