Pela primeira vez, o IGBP (International Geosphere-Biosphere Programme) tem um presidente de um país em desenvolvimento. O pesquisador Carlos Nobre, do INPE, foi eleito para comandar o programa entre 2006 e 2008.
O IGBP, criado em 1986, reúne cientistas do mundo todo na pesquisa interdisciplinar sobre as mudanças ambientais globais.
A escolha de um brasileiro confirma o reconhecimento internacional da excelência das pesquisas ambientais realizadas no Brasil e a destacada importância do País nas questões de mudanças ambientais globais.
“O IGBP foi fundado com o objetivo de entender e fornecer respostas sobre as mudanças ambientais globais. Em resumo, o IGBP trata dos componentes do sistema terrestre (atmosfera, oceanos, terra), das suas interfaces (terra-atmosfera, terra-oceanos, oceanos-atmosfera) e atividades de síntese e integração dos conhecimentos gerados sobre estes componentes e suas interfaces”, explica o Dr. Carlos Nobre.
Na sede do INPE, em São José dos Campos, será instalado um escritório regional do IGBP. “Será uma excelente oportunidade para articulação de políticas científicas na área ambiental com os demais países, em especial visando à criação de condições para maior inserção dos países em desenvolvimento em pesquisas sobre mudanças ambientais globais”, finaliza.