A segunda edição da InfoGEO em Espanhol vai ser lançada na LAUC, a Conferência Latino-Americana de Usuários ESRI e Leica, que começa quarta-feira (21) no Rio de Janeiro.
Depois da experiência positiva registrada com o primeiro número, a nova edição traz mais conteúdo, mais notícias e tabelas, além da nova seção “Conéctese”, um guia com sites da comunidade geo de diversos países da América Latina.
Na reportagem de capa, “La revolución del conocimiento”, Emerson Granemann entrevista o engenheiro mexicano Carlos Salmán. Em uma polêmica lição de patriotismo, ele diz o que é preciso para que os países latino-americanos possam se desenvolver de modo mais independente. Confira um trecho:
“Todas as empresas devem ter um objetivo social claro. Elas devem entender que suas ganâncias vêm de uma sociedade que pode exercer deu direito de eleger um modelo de vida sem ser bombardeada pelo marketing, que a força a um consumo supérfluo, quando poderia optar por uma alternativa sustentável, solidária e humana.”
Do México fomos para a Colômbia, onde participamos das comemorações de 70 anos do Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC).
Da Venezuela, o engenheiro Bartolomé Orpeza explica como funciona o sistema de cadastro daquele país.
As favelas não são um problema exclusivamente brasileiro. A venezuelana Rosario Pérez aborda o assunto de um ponto de vista singular, apostando na tecnologia de GIS para amenizar a questão dos assentamentos urbanos.
A revista será distribuída gratuitamente no estande da MundoGEO na Marina da Glória.